Juri Popular, já!
APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia
Delegacia Costa do Descobrimento
A APLB-SINDICATO nasceu em 1952, como Associação dos/as Professores/as Licenciados/as do Brasil/Seção Bahia – APLB/BA. Em 1989, ganhou status de Sindicato, contudo, por reivindicação da própria categoria, a sigla APLB foi mantida, pela história de luta já construída no estado e também no território nacional.
A APLB-Sindicato está organizada, administrativamente, em Regionais, Delegacias e Núcleos. A Regional Sul possui 26 municípios, sendo que cinco deles são delegacias e 21, núcleos. Dentre as delegacias está a Costa do Descobrimento, instituída em 1999, composta pelos seguintes municípios: Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itagimirim, Itabela e Guaratinga. Dentre as cidades anteriormente nomeadas, Porto Seguro foi estabelecida como sede da delegacia.
Em Porto Seguro, A APLB-Sindicato vem passando por significativa transformação, desde 2009, quando houve eleição e a posse de uma nova diretoria, liderada pelo professor Álvaro Henrique, o qual foi assassinado em um atentado no dia 17 de setembro do mesmo ano, após dois meses à frente do movimento. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, tanto do ponto de vista simbólico, como material/estrutural. Em meio às transformações, podemos citar a valorização profissional, principalmente a partir da aprovação do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério Público em 2012, bem como a forma como a gestão tem sido realizada: conquista de sede própria, com apartamentos para acolher filiados/as e parceiros/as de luta; a sede funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial (08 às 12h, das 14 às 18h); contamos com a contribuição de dois funcionários fixos, devidamente registrados; aquisição de veículos; realização de festa de confraternização (para aproximadamente 1.500 pessoas), bloco de carnaval (para aproximadamente 1.000 pessoas), Congresso de Educação de Porto Seguro (CONEPS) e prestação de contas, mensalmente.
Em nossa leitura, as conquistas apontam que o trabalho realizado possui responsabilidade, gestão e transparência, tanto dos recursos e/ou do trabalho prestado pelos/as diretores/as.
A APLB-Sindicato representa servidores/as do Estado e do Município. Tanto os/as profissionais do quadro Docente, como também do Grupo Ocupacional de Apoio, da Educação Infantil ao Ensino Médio. No caso específico de Porto Seguro, responde por trabalhadores/as de 115 escolas, sendo 109 municipais e seis estaduais.
Com, aproximadamente, 1.200 filiados/as, entre professores/as e servidores/as do Grupo Ocupacional de Apoio, a APLB-Sindicato vem se mostrando como uma das mais combatentes organizações sindicais da região, apesar de ter sofrido forte golpe, quando assassinaram, em setembro de 2009, nossos amigos e companheiros de luta, o professor Álvaro Henrique (Diretor/Presidente da Delegacia Sindical) e Elisney Pereira (membro da Comissão de Gestão).
O papel do sindicato
O papel da APLB, Sindicato da Educação de Porto Seguro, é defender os interesses dos/as TRABALHADORES/AS em Educação das Redes Municipal e Estadual (sejam individuais ou coletivos), bem como, em nome dos/as associados/as, negociar questões salariais, profissionais, educacionais, e LUTAR pela garantia de sua VALORIZAÇÃO permanente. Cabe, ainda, BATALHAR por melhores condições de trabalho, de vida e de participação na gestão da EDUCAÇÃO. À entidade, na condição de portadora de responsabilidade social, recai também o compromisso de lutar, juntamente com outros setores da população (MP, Conselho Tutelar, Câmara Legislativa, CME, Movimentos Sociais, Sindicais, entre outros), pela melhoria do ensino público e gratuito, em todos os níveis.
Diretoria
DIRETOR DA DELEGACIA
Deusdete Baião
PRIMEIRO SUPLENTE
Neilton Castro da Cruz
É professor da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro, desde 1998. É formado em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); é especialista em Gestão Educacional (FVC) e em Gestão da Política Pública (UNICAMP); possui Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).
Possui Licenciatura em Matemática, pela UNEB e Mestrado em Educação, pela UFMG. Há 20 anos exerce a professor. Nesse tempo trabalhou em Eunápolis e Teixeira de Freitas e, desde 2008, faz parte do quadro efetivo da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro.
VICE-DIRETORA
Luciene Rodrigues de A. Santos
É professora da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro, desde 1996. Possui Licenciatura em História, pela FINOM, e Especialização em História do Brasil (FNSL).
SEGUNDO SUPLENTE
Gilsérgio Ramos
Possui Licenciatura em Geografia, pela UNEB e Especialização em Saberes e Práticas do Ensino da Geografia, FVC.É Professor da Rede Municipal de Porto Seguro desde 2002.
SECRETÁRIA GERAL
Edinalva Mattos
Formada em Magistério, pelo Colégio Municipal de Porto Seguro Licencianda em Letras, pela FNSL.Formada em Magistério, pelo Colégio Municipal de Porto Seguro Licencianda em Letras, pela FNSL.
TERCEIRO SUPLENTE
Euvadelis Pereira Santos
É professor da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro, desde 2000. É formado em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); possui Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Coimbra, Portugal.
TESOUREIRA
Silene dos Santos
Possui Licenciatura em Normal Superior, Especialização em Psicopedagogia e em Gestão Escolar pela FNSL. Atua como Professora há 28 anos, inicialmente na cidade de Camacan e na Rede Municipal de Educação de Porto Seguro a partir de 2000.
SECRETÁRIO DE IMPRENSA
Clécio dos Santos
Possui Licenciatura em Biologia pela FACIBA e em Pedagogia UNIFACS.Tem Especialização em Sustentabilidade Ambiental pela FACIBA. É professor há 18 anos e em 2008 integrou o quadro efetivo da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro.
SECRETÁRIO PARA ASSUNTOS JURÍDICOS
Manoel Tavares de Brito Filho
É professor da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro, desde 2008. Possui Licenciatura em Biologia (FAMASUL) e Bacharelado em Direito (FADIC). Tem especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (IBEC).
SECRETÁRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS INTERMUNICIPAIS
Wagner Ferreira Andrade
Pertence ao Quadro de Funcionários Efetivos do Grupo Ocupacional de Apoio, desde 2003; é estudante de Serviço Social (ANHANGUERA).